Blog

Fórum de Sepse 2018 – Santa Casa de Porto Alegre recebe Prêmio de Melhor Trabalho Oral na Categoria Clínica

Home » Blog » Fórum de Sepse 2018 – Santa Casa de Porto Alegre recebe Prêmio de Melhor Trabalho Oral na Categoria Clínica

No dia 1º de junho de 2018, durante o Fórum de Sepse 2018, a UTI Santa Rita, a UTI Pereira Filho e a UTI Dom Vicente Scherer da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre receberam, pelas mãos dos Doutores Luciano Azevedo e Reinaldo Salomão, o Prêmio Luiz Poli de Figueiredo de Melhor Trabalho Oral na Categoria Clínica.

O estudo: Sepsis presence at ICU admission as a risk factor for chronic critical illness: a propensity score based pair-matched analysis, concebido pelo grupo da Santa Casa de Porto Alegre, liderado pelo Dr. Thiago Lisboa, apontou que a presença de sepsis no momento da admissão na UTI em 3 UTIs predominantemente cirúrgicas, foi um fator de risco independente para a evolução para doença critica crônica.

Elaborado pela Rede de Pesquisa e Inovação em Medicina Intensiva da Santa Casa de Porto Alegre, o estudo foi realizado com o uso de dados do Sistema Epimed Monitor coletados na instituição. Foi apresentado pela médica residente de Medicina Interna da Santa Casa Gabriele Heinen Schuster, sob orientação do Dr. Thiago Lisboa.

“O uso científico dos dados coletados rotineiramente em nossas UTIs através do Sistema Epimed Monitor permite um reconhecimento de fatores associados ao desenvolvimento de doença critica crônica, uso excessivo de recursos e permite planejar ações de gestão voltadas a minimizar o impacto da sepse nesta população.”

Conclui o Dr. Thiago Lisboa, líder do estudo.