Epimed na Mídia

HUGV conquista o selo UTI eficiente 2025 concedido pela AMIB

A certificação demonstra o compromisso do hospital com a excelente qualidade do atendimento na UTI adulto

WhatsApp Image 2025-05-06 at 13.40.20 (10).jpeg
Certificado.jpeg
WhatsApp Image 2025-05-06 at 13.02.16.jpeg
WhatsApp Image 2025-05-06 at 13.40.20 (13).jpeg
WhatsApp Image 2025-05-06 at 13.40.20 (12).jpeg
Descerrando.jpeg
Descerrado.jpeg
Técnica.jpeg
Equipe enfermagem.jpeg
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas, conquista o Selo UTI Eficiente 2025, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e pela Epimed Solutions, concedido à Unidade de Terapia Intensiva Adulto (Utiad). A certificação tem por objetivo reconhecer as UTIs que se destacam em eficiência, qualidade assistencial e segurança no atendimento a pacientes críticos. A entrega simbólica do Selo UTI Eficiente 2025 aconteceu em 6 de maio, e contou com a presença de representantes locais das certificadoras, profissionais do HUGV e de lideranças institucionais.

“Essa conquista reforça que, mesmo em um cenário desafiador como o da saúde pública, é possível entregar assistência crítica de excelência, com base em evidências e gestão eficiente. O HUGV, como hospital universitário vinculado ao SUS, representa com orgulho o potencial das instituições públicas e de ensino”, destacou a chefe da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Gesiane Frota.

Em 2025, entre mais de 800 hospitais avaliados, apenas 33 UTIs públicas em todo o Brasil receberam o selo UTI Eficiente, entre elas está a UTI Adulto do HUGV. Com esse reconhecimento, o hospital fica entre as melhores UTIs do Brasil em desempenho assistencial.

A entrega do selo foi marcada por alegria e reconhecimento ao trabalho coletivo que vem sendo realizado na terapia intensiva e áreas de apoio, com foco na valorização da equipe, uso de dados para qualificação da assistência e fortalecimento da cultura de segurança.

Esta é a segunda certificação consecutiva recebida pelo HUGV. Em 2024, foram contemplados com o selo UTI Top Performer, a mais alta distinção concedida pela AMIB. Já em 2025, receberam o selo UTI Eficiente, o que reafirma a consistência dos resultados e o compromisso contínuo com a qualidade.

Para Gesiane Frota, essa certificação representa não apenas um marco de excelência, mas também a confiança da população, da gestão pública e da comunidade acadêmica no trabalho ofertado, consolidando o HUGV como referência em saúde pública e ensino na região Norte.

A Utiad do hospital participa ativamente do Projeto “Saúde em Nossas Mãos” (triênio 2024–2026), do Proadi-SUS, voltado à prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. “Acreditamos que, com as intervenções propostas por esse projeto, aliadas ao engajamento da equipe multiprofissional, alcançaremos novos avanços em segurança e desfechos clínicos”, ressalta Gesiane.

Para ela, a qualidade na terapia intensiva é um processo contínuo de aprimoramento e após obtenção do selo, continuarão compromissados com a sustentabilidade dos bons resultados e com a constante evolução do cuidado centrado no paciente. “Nosso foco segue sendo a formação continuada das equipes, uso de indicadores para tomada de decisão e cultura de melhoria contínua, garantindo que o paciente permaneça no centro do cuidado, concluiu

Sobre o Selo UTI Eficiente

A certificação nacional foi criada em 2016 pela Amib e pela Epimed Solutions, está baseada em dois indicadores principais: Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP) – que compara o número de mortes reais com o número de mortes esperadas, ajustado à gravidade dos pacientes e Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (Turp) – que avalia se os recursos disponíveis estão sendo utilizados de forma adequada.

A seleção é feita com base em dados clínicos registrados ao longo do ano por meio da plataforma Epimed Monitor (Porjeto UTI’s Brasileiras), ferramenta que permite avaliação da performance clínica e gerencial da UTI. As UTIs são ranqueadas a partir de critérios técnicos e transparentes, com base na gravidade dos pacientes, mortalidade ajustada e uso eficiente de recursos.

Sobre a Ebserh

O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.