Material Educativo

[Artigo] Higienize suas mãos – Promova um cuidado mais seguro para todos!

Se pudesse retornar ao mundo atual, certamente Ignaz Philipp Semmelweis [1818-1865] ficaria decepcionado com o que encontraria nos hospitais de todo mundo – a baixa adesão à higienização das mãos por parte dos profissionais de saúde.

No próximo dia 15 de Maio completará 172 anos que esse médico húngaro postulou a prática de higiene das mãos com cal clorada, para seus alunos de medicina que atuavam na Enfermaria de obstetrícia do grande Hospital Geral de Viena, a qual ele chefiava. Todos deveriam obrigatoriamente higienizar as mãos com a cal clorada, antes de tocarem as parturientes.

Essa determinação estabelecida aos alunos levou a evidência irrefutável de que higienizar as mãos antes de tocar os pacientes de fato salva vidas, tendo em vista que a taxa de mortalidade por febre puerperal que era muito alta, reduziu drasticamente em pouco tempo na Enfermaria de Semmelweis.

Desde então, essa prática nunca mais foi abandonada e ao contrário da crença de muitos profissionais de saúde da atualidade, ela continua salvando muitas vidas em diversas instituições de saúde pelo mundo.

Clique no botão abaixo para ler na íntegra o artigo “Higienize suas mãos – Promova um cuidado mais seguro para todos!”, da enfermeira Kátia Costa.