Material Educativo

Como os dados podem auxiliar no gerenciamento da minha UTI?

gestao-de-dados-de-uti.jpg

Estudos recentes demonstram o potencial do uso de dados para a implementação de medidas com a finalidade de reduzir os custos de saúde e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do atendimento. A melhor avaliação de risco e perfil clínico de pacientes de UTI através da gestão dos dados clínicos gera metas viáveis para a melhoria do processo do atendimento ao paciente crítico e também melhoria nos registros das informações.

Apesar do incremento na adoção mundial dos prontuários eletrônicos dos pacientes (PEP), nem todas instituições estão usando todo o seu potencial com dados altamente granulares e sequenciais adquiridos no PEP para melhorar a qualidade do atendimento. 

Na UTI temos múltiplas fontes de informações geradas por profissionais de saúde, consolidando os dados de sistemas de monitoramento de pacientes, equipamentos de leito (ou seja, bombas de infusão, máquinas de diálise) e outras soluções de TI hospitalares. Com o surgimento do Big Data e da saúde baseada em dados evidenciamos muitas oportunidades e também desafios sem precedentes para operacionalizar a gestão da UTI baseada na informação clínica.

Para ler o material completo, faça o download gratuito do arquivo.