Certificação é mais um prêmio que reforça o compromisso da qualidade e eficiência do recurso e da equipe

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unimed Amparo, instalada em parceria com a Beneficência Portuguesa de Amparo, concluiu sua participação no Programa de Gestão de Melhoria Contínua em Pacientes Críticos. A iniciativa, desenvolvida pela Epimed Solutions e Fundação 101, da França, teve como foco a análise de indicadores clínicos e a adoção de estratégias para qualificar o cuidado aos pacientes graves.

No programa, que analisou indicadores de agosto de 2024 a julho de 2025, a UTI foi reconhecida pelo compromisso diário com a melhoria contínua das práticas assistenciais e pela busca constante da excelência no cuidado aos pacientes críticos. A certificação é mais um prêmio que reforça o compromisso da qualidade e eficiência do recurso e da equipe.

A ação engloba uma análise crítica sistematizada dos indicadores clínicos e a implementação de ações estratégicas, demonstrando um compromisso com a melhoria das práticas assistenciais e a excelência no cuidado aos pacientes críticos.

O programa utiliza uma base de dados que inclui informações de milhões de pacientes críticos em todo o país, comparando indicadores, identificando áreas de melhoria e promovendo ações que reduzam custos, tempo de internação e incidentes, além de melhorar a experiência do paciente.

Certificação reforça compromisso com o cuidado e qualidade

Para o diretor-presidente, Dr. Adalton Rafael de Toledo, promover o atendimento humanizado e a qualidade na experiência do paciente são pilares que estiveram sempre presentes no cotidiano do recurso, que foi instalado em tempo recorde durante os desafios da pandemia, em 2020.

“Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho. A participação da UTI no programa reforça a cultura do cuidado que promovemos diariamente. A certificação reafirma que o atendimento vai além da técnica: tem olhar atento, compromisso com a vida, dedicação em cada detalhe e coloca o paciente no centro do nosso cuidado. Em situações críticas, como as enfrentadas em uma UTI, essa cultura se torna ainda mais essencial. Ter esse trabalho reconhecido mostra que estamos no caminho certo e que Amparo dispõe de uma estrutura de excelência, comparável aos melhores centros do país”, diz o diretor-presidente.