15 anos de avanços na terapia intensiva: artigo publicado na Critical Care Science revisa as atualizações do Epimed Monitor, a maior base de dados de UTI do mundo
Nesta semana, o artigo “Update on the Epimed Monitor Adult ICU Database: 15 years of its use in national registries, quality improvement initiatives and clinical research” foi publicado na renomada revista científica Critical Care Science.
A revisão celebra os 15 anos do sistema Epimed Monitor UTI, a maior base de dados de pacientes críticos do mundo e uma rica fonte para vigilância de doenças emergentes, avaliação de desempenho e análise comparativa de unidades de terapia intensiva, projetos de melhoria da qualidade e pesquisa clínica.
A base de dados do Epimed Monitor também é utilizado por sociedades de terapia intensiva de diversos países que adotaram o sistema para criar registros nacionais e cooperações internacionais, como os projetos UTIs Brasileiras, UCIs Mexicanas, UCIs Uruguayas, entre outros, e o MICA Program, na Bélgica.
Nesta revisão, os autores apresentam uma descrição atualizada do banco de dados do Epimed; relatam experiências de uso em cuidados intensivos para iniciativas de melhoria da qualidade, registros nacionais e pesquisa clínica; e exploram outras possíveis perspectivas e futuros avanços.
Dentre os coautores do artigo, são da Epimed Solutions:
- Marcio Soares, cofundador e vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento;
- Jorge Salluh, cofundador e diretor científico;
- Lunna Borges, gerente de Ciência de Dados;
- Gabriel Miranda, analista de Ciência de Dados;
- Lucas Garcia, diretor de Serviços ao Cliente; e
- Gastón Burghi, representante da Epimed no Uruguai.
Confira o artigo na íntegra, disponível em inglês e português no link: https://criticalcarescience.org/article/update-on-the-epimed-monitor-adult-icu-database-15-years-of-its-use-in-national-registries-quality-improvement-initiatives-and-clinical-research/