Epimed na Mídia

Secretaria da Saúde da Bahia recebe prêmio nacional de excelência em gestão hospitalar

Sede da Secretaria da Saúde da Bahia, no CAB, em Salvador.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi reconhecida como uma das melhores do país no quesito gestão hospitalar e melhoria contínua do cuidado e segurança do paciente. O reconhecimento oficial será realizado na próxima quarta-feira (26), durante o III Encontro Nacional de Gestão em Saúde Pública, em Brasília.

O evento é organizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pelo Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), com a finalidade de homenagear as secretarias de saúde, gestores hospitalares e equipes assistenciais que se destacaram pelos resultados positivos alcançados em 2023. A Sesab será uma das seis secretarias estaduais reconhecidas pelo programa Epimed Governança Clínica.

O objetivo do programa Epimed Governança Clínica é otimizar os investimentos públicos, melhorar continuamente a qualidade assistencial e promover uma cultura de gestão efetiva na rede pública de saúde. A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou que a premiação é reflexo do compromisso contínuo com o investimento na saúde pública. Segundo Santana, “os resultados positivos são alcançados através da análise de indicadores em tempo real, que permite às equipes gestoras avaliarem, discutirem e definirem, de forma conjunta e integrada, pontos de intervenção e melhoria dos processos”.

Premiações Anteriores

Este ano, o Governo da Bahia foi reconhecido pelo segundo ano consecutivo por ter Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) entre as melhores do país. A pesquisa realizada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), afiliada à World Federation of Intensive and Critical Care, avaliou 1.087 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de 505 unidades de saúde privadas e públicas de todo o Brasil.

As UTIs cardiológica do Hospital Ana Nery (HAN) e da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto foram destaque na pesquisa. Roberta Santana comentou que o resultado é motivo de grande orgulho, refletindo o trabalho de qualificação, estruturação e atendimento de qualidade à população baiana. A secretária ressaltou que “é um prêmio que valoriza a excelência no desempenho e a qualidade no atendimento aos pacientes críticos, o que demonstra nossa atenção ao povo”.