UTIs do HEAT e João Batista Cáffaro estão entre as melhores do país
As unidades receberam a certificado “UTI Eficiente 2025”

Pelo oitavo ano consecutivo, as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, receberam a certificação de “UTI Top Performer 2025” emitido pela Epimed Solutions, especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas. O HEAT também recebeu a certificação “UTI Eficiente 2025” juntamente com o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí. Neste ano, 304 hospitais brasileiros foram contemplados com os selos, concedidos a instituições que se destacaram pela segurança do paciente, eficiência no uso de recursos e qualidade assistencial no atendimento a pacientes críticos. A avaliação considerou o desempenho de 800 hospitais monitorados pelo Projeto UTIS Brasileiras em 2024 (352 públicos e 448 privados).
“Esses hospitais representam o que há de mais avançado em terapia intensiva no Brasil. São unidades que priorizam o cuidado seguro, medem resultados e buscam excelência clínica mesmo em contextos desafiadores. Entre os 304 hospitais reconhecidos nesta edição, 164 são privados que receberam o selo Top Performer, e outros 82 conquistaram o selo de Eficiência. Já entre os públicos, 25 hospitais foram certificados como Top Performer e 33 como Eficientes”, explica Patrícia Mello, presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).

O diretor do Complexo de Saúde Alberto Torres, Raphael Riodades, garante que os Hospitais Estaduais Alberto Torres e João Batista Cáffaro buscam manter um padrão de excelência que envolve as equipes médicas e multidisciplinares e o selo veio premiar os esforços da equipe. “Esses resultados refletem um esforço contínuo para melhorar a qualidade dos serviços. A certificação é um indicativo de que os hospitais estão comprometidos com a excelência no atendimento e a segurança dos pacientes”, declarou.