Caso de Sucesso

Gestão precisa em unidades intensivas e semi intensivas – UDI Hospital São Luis/MA

Software facilita avaliação dos certificadores em processo de acreditação hospitalar.

Responsáveis

Dr. Alexandre Guilherme Carvalho, coordenador das unidades intensivas e semi-intensivas do UDI Hospital.

Desafio

O UDI Hospital, instituição privada especializada no atendimento a pacientes de baixa, média e alta complexidade, em São Luís (MA), é referência em padrão de qualidade e desempenho para todo o estado do Maranhão e, em 2011, conquistou o selo de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Fundado em 1983, o hospital mantém 108 leitos, dos quais 29 leitos estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 5 leitos fazem parte na Unidade Semi-intensiva (USI).

A fim de garantir a qualidade e a segurança assistencial oferecida aos pacientes e avançar em questões de gestão macroestruturais, o UDI iniciou, em 2010, o processo de acreditação junto à ONA. A certificação estabeleceria novos patamares de desempenho, exigindo um gerenciamento mais eficiente dos indicadores assistenciais das unidades de terapia intensiva e semi-intensiva.

Solução Epimed

O cumprimento dessas novas exigências encontrou no software Epimed Monitor UTI Geral, adotado pela instituição ainda em 2009, o suporte ideal para a realização do projeto. A monitoração dos dados, realizada de forma manual até então, foi substituída pelo Monitor, solução encontrada para atender às novas exigências. A implantação do sistema facilitaria o processo de certificação, fornecendo aos avaliadores da ONA os índices de aderência aos bundles de prevenção – um dos principais critérios de avaliação da Organização para a acreditação. A adoção do software permitiria, ainda, dinamizar e aprimorar a prestação de contas e a mensuração dos resultados alcançados pelo UDI.