Caso de Sucesso

Uso de sistema inteligente de gestão de incidentes permite agilidade em identificar oportunidades de melhoria

Instituição
Vitória Apart Hospital – ES

Responsável
Dra. Daniela Feitosa, Infectologista, Gerente de Práticas Assistenciais.

Cenário
Recertificado em Nível 3 de acordo com as exigências do novo Manual de Acreditação ONA, o Hospital Vitória Apart é uma referência em medicina de alta complexidade no Espírito Santo.
A instituição de saúde oferece 217 leitos, sendo 43 leitos de terapia intensiva (geral e cardiológica).
O hospital, fundado em 2001, tem como missão prover soluções em saúde, com segurança, qualidade, corpo clínico e
colaboradores de excelência, gerando satisfação com sustentabilidade empresarial.
O tema Segurança do Paciente é fortemente abordado pelo hospital, desde a alta liderança. O hospital possui um Núcleo de Segurança do Paciente estruturado sob a coordenação da Dra. Daniela Feitosa e uma equipe multiprofissional altamente qualificada no tema.
Buscando a manutenção da excelência e a melhoria constante dos cuidados prestados e da identificação dos riscos e perigos existentes na instituição, o hospital tinha como desafio aumentar a adesão às notificações em algumas categorias profissionais.

Solução
Em outubro de 2015, o Vitória Apart Hospital começou a utilizar o módulo de Segurança do Paciente do Sistema Epimed Monitor para a realização do gerenciamento de risco.
Com o apoio da Epimed Solutions, foram realizados treinamentos com as equipes, mostrando a importância da
notificação para colaborar com o aumento da cultura de segurança no hospital.
Para estimular a adesão, a instituição elaborou peças de comunicação como banner e email marketing e disponibilizou computadores com as instruções de acesso ao sistema.

Resultados
O sistema Epimed Monitor possibilitou a realização de notificação totalmente anônima e o acesso passou a ser através da internet, permitindo ao colaborador realizar a notificação em qualquer local e através de qualquer dispositivo com acesso a internet (computadores desktop, laptops, smartphones, tablets).
Após a implantação do sistema, houve um aumento importante das notificações. No mês de março de 2016 foi observado um aumento de 95% em relação a outubro de 2015, mês em que o sistema foi implementado.
O sistema Epimed Monitor trouxe para instituição uma rapidez na classificação das notificações recebidas e o devido
tratamento para a implantação das melhorias.
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) era formado por duas enfermeiras. Com a otimização do trabalho e a maior rapidez na análise das notificações, recentemente foi possível otimizar o quadro, deslocando uma enfermeira para outro setor e contratando um profissional farmacêutico para melhorar a acurácia na análise dos incidentes relacionado à administração de fármacos.
Podemos perceber a maturidade da instituição e a cultura de segurança implantada com excelência, pois os colaboradores conseguem identificar as circunstâncias de risco nos processos assistenciais, proporcionando uma rapidez nas ações corretivas e evoluindo com o controle e/ou eliminação do risco.

Depoimento

Segundo a enfermeira Luciana Reis (analista do NSP), “o módulo Segurança do Paciente do sistema Epimed Monitor
trouxe uma rapidez na classificação dos incidentes e houve um aumento importante das notificações pelos colaboradores em diferentes setores”.
Para Gerente de Práticas Assistenciais, Dr Daniela Feitosa o sistema facilitou o acesso de todos os profissionais por ser mais ágil e direto. Mostrou-se uma ferramenta muito importante na solidificação da cultura de segurança organizacional.