Blog

Estudo ORCHESTRA utiliza dados do Epimed Monitor para investigar o impacto de fatores organizacionais nos resultados e no uso de recursos em UTIs brasileiras

Foi publicado na Intensive Care Medicine, publicação oficial da European Society of Intensive Care Medicine, em outubro de 2015, o estudo ORCHESTRA, que revela que, em países emergentes como o Brasil, fatores organizacionais como a implementação de protocolos melhoram os resultados e otimizam o uso de recursos nas unidades de terapia intensiva.

A pesquisa utilizou dados de pacientes cadastrados no sistema Epimed Monitor UTI, que gerencia informações clínicas e epidemiológicas e analisa indicadores de qualidade e de eficiência em tempo real. O estudo de corte retrospectivo analisou 59.693 pacientes internados em 78 unidades de terapia intensiva durante o ano de 2013. Foram utilizadas análises para identificar fatores associados à mortalidade hospitalar. Dados sobre estrutura, organização, padrão de staffing e processos de cuidados das UTIs pesquisadas também foram analisados. O uso eficiente de recursos foi avaliado pela estimativa de uso de recursos padronizado e taxa de mortalidade padronizada para o escore SAPS3.

Os resultados mostram que o número de protocolos foi a principal característica organizacional associada com mortalidade. Os efeitos dos protocolos foram consistentes através dos subgrupos, incluindo pacientes cirúrgicos e clínicos, bem como os tercis SAPS 3. Observou-se também que o uso mais eficiente dos recursos correlacionou-se com o número de protocolos implementados.

Utilizado pelos pesquisadores como fonte de dados para análise, o sistema Epimed Monitor UTI possui diversas ferramentas, como os checklists baseados no FASTHUG, protocolos de sepse, PAV, infecções relacionadas a cateter e de pneumonia comunitária, que dão suporte à decisão, além de relatórios em tempo real que permitem medir e analisar a eficiência da unidade e do hospital.

O Epimed Monitor possibilita realizar a gestão estratégica, qualificada e robusta das UTIs baseada em dados, permitindo uma melhor tomada de decisão, utilização de recursos e processos.

Conheça o sistema Epimed Monitor UTI: https://epimedsolutions.com/sistema-epimed-monitor-uti/

Confira o estudo ORCHESTRA na íntegra, em inglês, no link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26499477