Blog

Artigo publicado na Critical Care Medicine revela a importância dos Registros Nacionais de UTI para pesquisas clínicas e melhoria da qualidade

National ICU Registries for clinical research

O artigo “Registros Nacionais de UTI como facilitadores de pesquisa clínica e melhoria da qualidade” foi recentemente publicado na Critical Care Medicine, a principal revista científica dedicada aos cuidados críticos. O estudo teve a coautoria do diretor científico da Epimed, Dr. Jorge Salluh, e dos nossos parceiros internacionais Dr.ª Amanda Quintairos e Dr. Gaston Burghi, entre outros especialistas.

Para essa pesquisa foram utilizados os bancos de dados do LOGIC (Linking of Global Intensive Care) e do JIPAD (Japanese Intensive care Patient Database) para comprovar como a criação dos registros de UTI proporcionam maior conhecimento sobre epidemiologia e desfechos em UTIs, contribuindo para a melhoria da prestação de cuidados e servindo como fonte para pesquisas científicas.

Além disso, o artigo demonstra que a criação dos registros nacionais de UTI permite que os dados coletados localmente sejam utilizados em avaliações de desempenho com medidas ajustadas ao risco, de modo que esses resultados possam ser comparados por meio de benchmarking com outras UTIs.

Em uma plataforma compartilhada online, o LOGIC reúne alguns dos maiores registros nacionais do mundo, estando presente em mais de 13 países, como Brasil, Uruguai, Holanda, Índia, Austrália, França, entre outros, e com mais de 2 mil UTIs monitoradas, somando mais de 7 milhões de admissões desde o início do projeto.

Para saber mais sobre o LOGIC, acesse: https://icubenchmarking.com/