Blog

Estudo ORCHESTRA divulga artigo sobre mortalidade e duração da internação em pacientes frágeis na UTI

O artigo “Association of frailty with short-term outcomes, organ support and resource use in critically ill patients” (em tradução livre, “Associação de fragilidade com desfechos de curto prazo, suporte de órgãos e uso de recursos em pacientes gravemente enfermos”), realizado pelos investigadores do estudo ORCHESTRA (ORganizational CHaractEriSTics in cRitical cAre) avaliou a mortalidade e a duração da internação de quase 130 mil pacientes internados em 93 unidades de terapia intensiva (UTI) no Brasil ao longo de dois anos.

Publicado em 14 de agosto de 2018, na Intensive Care Medicine, e elaborado com dados de UTIs e análise de informações obtidas através do sistema Epimed Monitor UTI, a mortalidade e a duração da internação de pacientes críticos foi avaliada com base no Índice Modificado de Fragilidade (Modified Frailty Index, MFI). Pacientes frágeis (i.e. aqueles MFI ≥ 3 pontos) tiveram maior mortalidade e duração da internação na UTI e no hospital, consequentemente utilizando maior uso de suporte invasivo e transfusão na UTI, além de menores chances de receberem alta para casa sem necessidade de assistência.

Com a divulgação do artigo, evidenciam-se questões para gestão de saúde pública. Com o envelhecimento da população e do aumento da prevalência de pacientes frágeis, os resultados do estudo apontam implicações relevantes relacionadas ao planejamento da assistência à saúde pública do indivíduo na área de terapia intensiva.

O MFI (Modified Frailty Index), além de diversos outros indicadores, encontra-se disponível no sistema Epimed Monitor para avaliação da qualidade e desempenho das unidades de terapia intensiva, hospitais e redes de hospitais.

Confira o artigo completo, em inglês, no link: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00134-018-5342-2[:]

Conheça o sistema Epimed Monitor UTI, o sistema líder para gestão eficiente das unidades de terapia intensiva, através de relatórios online, benchmarking qualificado e análises preditivas, que permitem melhorar o entendimento do perfil de seus pacientes, a alocação de recursos e a eficiência da sua unidade. Saiba mais: https://epimedsolutions.com/sistema-epimed-monitor-uti/