Caso de Sucesso

THE CHR Haute Senne usa benchmarking para assegurar cuidados de saúde de qualidade na UTI

Visão Geral

O centro hospitalar regional Haute Senne atende uma população de 75.000. Até 2020, a instituição espera ser reconhecida por ter um sistema de gestão da qualidade que pode contribuir para a excelência em cuidados de saúde e segurança do paciente.

O hospital possui cerca de 200 leitos e uma unidade de terapia intensiva (UTI) com 12 leitos. O Dr. Pascal Reper coordena a UTI. Com a ajuda da Dra. Ingrid Léonard, os dois usam dados para monitorar a qualidade da instituição

Solução

Em 2017, a UTI passou a trabalhar com o sistema Epimed Monitor UTI após a participação no projeto-piloto MICA [Monitoring Intensive Care Activities (Monitoramento de Atividades de Terapia Intensiva)]. Antes disso, o Dr. Reper trabalhou na análise de dados epidemiológicos usando outros sistemas de gerenciamento de dados, em particular um programa desenvolvido internamente.

O avanço possibilitado pelo sistema Epimed Monitor UTI foi que a recuperação de dados ficou mais fácil para uma análise rápida e precisa e, principalmente, forneceu uma oportunidade para comparar dados consolidados com os dados de outros hospitais. Segundo o Dr. Reper e a Dra. Léonard: “Para nós, essa é a parte mais importante do sistema, pois nos permite identificar onde estamos e, por outro lado, ficar cientes de quaisquer inconsistências. Isso nos permite ver se essas diferenças explicam os resultados e, assim, nos aprimorar.”

Atualmente, o Epimed Monitor UTI está vinculado ao sistema administrativo do hospital e armazena os dados automaticamente. As informações clínicas que não são encontradas no sistema do hospital são inseridas manualmente no sistema.

Resultados

A experiência do uso do sistema Epimed Monitor UTI após 2 anos é realmente satisfatória. De acordo com o Dr. Reper: “o sistema Epimed é flexível e intuitivo”. O que é mais importante agora é motivar o restante da equipe a usar os relatórios e o benchmarking.

Em janeiro de 2019, a equipe de enfermagem da UTI passou a utilizar o módulo NAS (Nursing Activities Score) do sistema Epimed Monitor UTI. Os dados obtidos com o NAS fizeram parte do feedback interno fornecido pelo Dr. Reper. Esses dados ajudaram a estimar a carga de trabalho de enfermagem. ”É extremamente útil para enfermeiros e enfermeiras, fornece informações interessantes e mostra que estamos preocupados com os problemas deles.”

Outro aspecto importante apontado pelo Dr. Reper é a utilização do sistema Epimed para monitorar infecções hospitalares. Em sua opinião, ter informações precisas sobre antibióticos e sobre o problema de germes multirresistentes relacionados, além da conveniência de benchmarking, é um ponto crucial.

”Conheço a nossa taxa de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), a taxa de infecção relacionada ao acesso venoso central e a taxa de infecções do trato urinário relacionadas a cateter, mas ainda não posso compará-las com os dados de outros hospitais. Infelizmente, ainda não temos um benchmarking nesse nível em nosso país, e isso está assumindo proporções crescentes devido ao impacto de todas as infecções associadas ao atendimento em unidades de saúde, e não apenas na Bélgica.”

Depoimentos

   Estou extremamente satisfeita com o sistema Epimed Monitor UTI e não usaria nenhum outro sistema.

Dra. Léonard

Para nós, o Epimed Monitor UTI é uma extensão do relatório médico de nosso paciente. Ele nos proporciona o ciclo da qualidade: identificar, analisar, alterar, analisar novamente e garantir que os resultados sejam melhores.

Dr. Reper