Material Educativo

De que forma o Benchmarking pode auxiliar na gestão da UTI?

 

benchmarking-de-uti.jpeg

Benchmarking de UTI é uma estratégia de gestão que consiste no processo de busca e comparação das melhores práticas evidenciadas no mundo real. A Epimed Solutions, empresa líder no segmento de informações clínicas, permite esse tipo de análise para medição de qualidade e desempenho da UTI.

Através do software, que atualmente está implementado em mais de 2.000 UTIs em dez países, os médicos podem ter acesso a informações em tempo real sobre as principais métricas de qualidade, resultados ajustados ao risco e adesão à prevenção de eventos adversos e infecção, por meio de computadores ou dispositivos móveis.

O acesso a esses dados permite usar as informações como meta para iniciativas de avaliação e melhoria da qualidade. O benchmarking de UTI pode ser dividido em categorias de processo, desempenho e estratégico, e pode ser realizado dentro da mesma instituição. Porém, também pode ser utilizado para comparar diversas UTIs de um mesmo hospital ou rede de hospitais. E também como benchmarking externo, comparando com outras UTIs do mercado.

Em condições ideais, o benchmarking para UTIs deve usar medidas padronizadas para permitir a comparação de desempenho entre unidades de terapia intensiva. E, se viável, envolver medidas ajustadas por risco. Exemplos destas últimas são as taxas de mortalidade padronizadas (TMPs ou SMRs), que permitem às UTIs comparar suas taxas de mortalidade com a de outras UTIs com perfis diferentes e de maneira justa. Ou, também, pode envolver tempo de internação ajustado por risco ou uso de recursos, como uma forma de medir sua eficiência comparada a UTIs de diferentes perfis.

Nesta Tabela 1, vemos como…

Para ler o material completo, faça o download gratuito do arquivo.