Material Educativo

[Artigo] A importância de uma cultura justa para fortalecer a segurança do paciente

cultura-justa.jpg

Os sistemas de saúde em sua natureza possuem atividades consideradas de alta complexidade. Esse atributo se dá pelos processos interdependentes e relações que envolvem diferentes níveis nos mais diversos perfis de organizações.

A compreensão dos riscos relacionados às interações dos processos e suas respectivas atividades permitem a definição de barreiras que atuam minimizando as chances de ocorrência de um incidente.

Para um enfrentamento efetivo dos variados aspectos associados à ocorrência de incidentes e eventos adversos, é necessário compreender a sua abrangência e magnitude. Por essa razão, a identificação dos possíveis fatores contribuintes colabora para o esclarecimento dessa dinâmica e norteia os ajustes necessários nos processos assistenciais.

Entender como os erros acontecem e quais são as suas implicações éticas e legais não é uma tarefa fácil. Para implementar uma análise sistêmica, é necessário aprofundamento das questões conceituais e necessariamente a participação dos profissionais de saúde, gestores, pacientes e familiares no processo.

O fator humano é um dos que podem contribuir com a ocorrência de um evento adverso. Entretanto, a ênfase nesse fator durante os processos de investigação, seguido de ações com foco na punição ou na reparação do indivíduo envolvido no evento, pode acarretar num entrave para o desenvolvimento de uma cultura de segurança nas instituições de saúde.

Geralmente, as causas de um evento são multifatoriais e não devem ser vinculadas apenas às ações individuais dos profissionais envolvidos diretamente no cuidado.

Quando a cultura da organização está direcionada para a identificação apenas de fatores relacionados ao indivíduo e não para a análise dos aspectos que envolvem o sistema, uma cultura de culpa começa a ser fomentada e gradualmente é possível notar os prejuízos no avanço da cultura de segurança do paciente.

Para ler o artigo “A importância de uma cultura justa para fortalecer a segurança do paciente” na íntegra, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.

BAIXE O MATERIAL

Para conferir outros materiais educativos, clique aqui.