Material Educativo

[Artigo] Especial 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)

programa-nacional-seguranca-do-paciente.jpg

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem um papel fundamental na melhoria da qualidade do cuidado prestado em ambientes de assistência à saúde. A instituição do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi um marco importante no Brasil, por revisitar a importância da segurança do paciente como um aspecto crucial do cuidado em saúde.

O programa visa principalmente prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos relacionados à assistência nos serviços de saúde. Para isso, foram estabelecidas diversas estratégias como a implementação de práticas seguras, a capacitação dos profissionais de saúde, a criação de sistemas de notificação e monitoramento de eventos adversos, entre outras.

PNSP: contexto histórico e aspectos fundamentais:

  • 460 a 370 a.C.: Primum non nocere

Hipócrates cunhou o postulado primum non nocere, que significa – primeiro não cause o dano. O pai da Medicina tinha a noção, desde essa época, que o cuidado poderia causar algum tipo de dano.

  • 1855: Florence Nightingale

A enfermeira britânica foi responsável por revolucionar a enfermagem e a prática profissional, estimulando mudanças nos
cuidados prestados aos indivíduos com foco na segurança do paciente. Com base em dados de mortalidade das tropas britânicas, propôs mudanças organizacionais e na higiene dos hospitais, que resultaram em redução expressiva no número de óbitos dos pacientes internados.

 

Para ler o artigo “Especial 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)” na íntegra, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.

BAIXE O MATERIAL

Para conferir outros materiais educativos, clique aqui.