Material Educativo

[Artigo]UCIs Uruguayas: conheça o maior registro nacional de terapia intensiva do Uruguai

Post-UCIs-Uruguayas.png

A organização de um banco de dados clínicos estruturados é essencial para analisar os resultados e processos assistenciais a pacientes críticos no país, permitindo a avaliação da eficiência e do desempenho das unidades de terapia intensiva (UTI) em um cenário de crescente complexidade de atendimento e aumento dos custos de cuidados intensivos.

Além disso, possibilita a implementação de processos de melhoria da qualidade por meio de benchmarking. O banco de dados de terapia intensiva de um país é chamado de “registro nacional de UTI”. Os registros foram estabelecidos em países com maior poder econômico há mais de 20 anos e, mais recentemente, foram implementados com sucesso na América Latina e na Ásia.

Os registros são uma fonte rica de informações para a realização de pesquisas clínicas multicêntricas, para embasar os processos de tomada de decisões clínicas e para monitorar doenças endêmicas e epidêmicas, bem como infecções por microrganismos resistentes.

Dessa forma, os registros nacionais contribuem para a compreensão da epidemiologia, da casuística e dos resultados dos pacientes internados nas UTIs, favorecendo ainda a melhoria da qualidade nos países ao gerar informações valiosas para gerenciar e orientar as políticas de saúde pública.

 

Para conferir o artigo “UCIs Uruguayas: conheça o maior registro nacional de terapia intensiva do Uruguai”, clique abaixo e preencha o formulário.

BAIXE O MATERIAL

Para conferir outros materiais educativos, clique aqui.