Material Educativo

[Artigo] Segunda vítima: estratégias para auxiliar profissionais e instituições de saúde a minimizar os danos

segunda-vitima.jpg

O fortalecimento da cultura de segurança do paciente pode ajudar a mitigar os efeitos negativos resultantes dos incidentes que causam danos desnecessários ao paciente. As organizações de saúde costumam adotar uma abordagem estruturada para fornecer atendimento e suporte aos pacientes e familiares quando um evento não intencional ocorre.

No entanto, quando os profissionais de saúde responsáveis pelo cuidado ao paciente se envolvem em um incidente, estes também sofrem consequências, que podem variar desde tristeza e preocupação até sofrimento e angústia, muitas vezes passando despercebidos e esquecidos.

O termo “segunda vítima” considera a “primeira vítima” como o paciente/família e refere-se ao fenômeno ocorrido quando um profissional de saúde vivencia um trauma emocional ao participar de um incidente que resultou em dano ao paciente.
Alguns sintomas incluem manifestações de cunho psicológico (vergonha, culpa, ansiedade, tristeza e depressão) e cognitivo (insatisfação, desgaste e estresse traumático secundário), bem como reações físicas, que impactam negativamente no organismo.

A maioria dos profissionais resgata os detalhes do incidente, busca apoio emocional de colegas e tenta entender e aprender com o evento como parte do processo de cura. Por outro lado, embora muitas organizações de saúde reconheçam a necessidade de ajudar esse profissional, grande parte pode não estar preparada para suprir as suas necessidades.

Uma mudança na cultura organizacional de segurança, possibilitando uma discussão aberta dos erros, permite que os profissionais afetados alcancem e acessem ajuda sem qualquer estigma. Dessa forma, o ambiente organizacional punitivo é substituído por um movimento em direção a uma cultura justa, na qual cada um se responsabiliza pelas atividades sob seu controle e essas questões são discutidas de forma clara, não julgadora e não punitiva.

Para ler o artigo “Segunda vítima: estratégias para auxiliar profissionais e instituições de saúde a minimizar os danos” na íntegra, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.

BAIXE O MATERIAL

Para conferir outros materiais educativos, clique aqui.