Material Educativo

[Artigo]Conheça o projeto UCIs Ibero-americanas e a importância dos dados dos registros nacionais

ucis-iberoamericanas.jpg

O projeto UCIs Ibero-americanas é fruto da parceria entre a Epimed Solutions e a Federação Pan-americana e Ibérica de Sociedades de Medicina Crítica e Terapia Intensiva (FEPIMCTI). O objetivo é incentivar a criação de registros nacionais de dados epidemiológicos das unidades de terapia intensiva (UTIs) em países do continente americano e da Península Ibérica.
Por meio da coleta sistemática de dados e da disponibilização de indicadores de qualidade e desempenho, o projeto promove o desenvolvimento de um sistema de informação em saúde no qual as UTIs possuem acesso ao mesmo banco de dados estruturados, colaborando de forma integrada para:

  1. Caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs da região;
  2. Estimular a gestão de UTIs baseada em dados com o uso de indicadores de qualidade e desempenho;
  3. Implementar processos de melhoria da qualidade em terapia intensiva; e
  4. Estruturar uma rede de pesquisa colaborativa em terapia intensiva.

Além disso, o UCIs Ibero-americanas contribui com informações para a vigilância colaborativa em saúde e para o incremento de políticas públicas de saúde nas Américas e na Península Ibérica.
Há boas evidências de que iniciativas de melhoria da qualidade assistencial favorecem os resultados e a eficiência das UTIs, sendo a avaliação comparativa (benchmarking) um impulsor desse processo em níveis locais (na UTI), regionais e internacionais.

Para ler o artigo “Conheça o projeto UCIs Ibero-americanas e a importância dos dados dos registros nacionais” na íntegra, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.

BAIXE O MATERIAL

Para conferir outros materiais educativos, clique aqui.