Material Educativo

[Artigo] Nova publicação da ANVISA: gerenciamento do uso de antimicrobianos em serviços de saúde

antimicrobianos-em-servicos-de-saude.jpg

Em 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a primeira versão da Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde para orientar a elaboração e a execução do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA). Em 2023, a ANVISA atualizou a publicação, incorporando novas evidências científicas e recomendações de órgãos nacionais e internacionais adaptadas ao contexto brasileiro.

A resistência microbiana (RM) aos antimicrobianos está entre as dez maiores ameaças à saúde pública mundial atualmente. Esse fenômeno acontece naturalmente, mas o aumento dessa resistência é apontado pelos especialistas como multifatorial. O uso indiscriminado de antimicrobianos na saúde humana e animal, tanto o uso adequado, quanto o inadequado, é apontado como um dos principais fatores na seleção de microrganismos multirresistentes (MDR), contribuindo para a propagação da resistência.

Dessa forma, é necessário que as instituições de saúde gerenciem o uso desses medicamentos por meio de um conjunto de ações integradas que promovam o uso apropriado, desde o diagnóstico à utilização. Essas ações devem ser organizadas em um Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA).

O PGA ou “Antimicrobial Stewardship Program” (ASP) é definido no Protocolo da Infectious Disease Society of America (IDSA) como um “conjunto de ações dispostas e sistêmicas, destinadas a tornar ótimo e medir o uso adequado de agentes antimicrobianos por meio da implementação de intervenções baseadas em evidências”.

A nova publicação da ANVISA explica detalhadamente o que a IDSA considera “componentes essenciais” para a implantação de um PGA.

 

Para ler o material na íntegra, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.

BAIXE O MATERIAL

Para conferir outros materiais educativos, clique aqui.