Material Educativo

[Artigo] Notificação, vigilância, monitoramento e análise dos eventos adversos

notificacao-de-incidentes.jpeg

Estratégia de notificação de incidentes

Criar a cultura de notificação de incidentes é um desafio para todas as instituições de saúde. Uma série de fatores interfere na criação e na manutenção de ações de gerenciamento de risco reativo. O ponto crítico nessa cultura é desenvolver um processo de notificação livre de conotação ou ação punitiva para os colaboradores. Portanto, é necessário criar um sistema baseado em uma linguagem clara na sua definição e eficiente para captação, classificação, análise e tratativa dos incidentes.

Com o advento das certificações hospitalares, esse processo ficou conhecido como uma janela de oportunidade de melhorias nos processos assistenciais. Porém, para a equipe de gerenciamento de risco e/ou escritório de qualidade, muita das vezes se torna um processo extremamente burocrático, sem adesão dos colaboradores e, principalmente, sem ocasionar uma melhoria contínua através das análises e ações supostamente corretivas.

Muitas das vezes, o processo de notificação de incidentes é visto pelos colaboradores como um canal de comunicação com RH, ouvidoria, SAC, resolução de conflitos internos, acionamento da manutenção, entre outros. Com isso, os incidentes importantes, que tem impacto na segurança do paciente, ou, ainda, os incidentes classificados com dano e gravidade: grave ou óbito não são considerados pela equipe e, quando recorrentes, não são devidamente notificados e analisados.

Notificação de incidentes eletrônica

O processo de notificação eletrônico automatiza e contribui para disseminar a cultura de notificação de incidentes. Frequentemente, o colaborador nas instituições de saúde deixa de notificar o incidente por precisar escrever à mão em registros de papel, frente às outras demandas necessárias para relatar o cuidado. A ferramenta online facilita o processo de notificação de incidentes, pois o colaborador poderá fazê-lo de qualquer lugar e a qualquer momento.

A captação da informação sobre a notificação será mais fácil com o uso de um sistema informatizado. Segundo a RDC 36/13, é necessário o monitoramento das notificações e o acompanhamento da análise e tratativa. Ainda, para a RDC 36/13, a notificação de incidentes deve ser obrigatória para os colaboradores da instituição e com a possibilidade de ser realizada pelos pacientes, familiares e acompanhantes.

Para ler o material completo, faça o download do arquivo.