Material Educativo

[Artigo] Conceitos sobre segurança do paciente

conceito-de-seguranca-paciente3.jpeg

O Instituto de Medicina (IOM) dos EUA incorporou o conceito de segurança do paciente como um dos seis atributos da qualidade, juntamente à efetividade do cuidado, centralidade no paciente, oportunidade do cuidado, eficiência e equidade.

O IOM define conceito de segurança do paciente e qualidade do cuidado como um grau em que os serviços de saúde, voltados para cuidar de pacientes, aumentam a chance de produzir os resultados desejados e são consistentes com o conhecimento profissional atual.

conceito-de-seguranca-paciente.jpeg

Em 2004, devido à preocupação com a situação vigente sobre a segurança do paciente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a World Alliance for Patient Safety, atualmente denominado Patient Safety Program. Os objetivos desse programa eram, entre outros, organizar as definições e conceitos de segurança do paciente, e propor medidas para reduzir os riscos e controlar os eventos adversos.

Para entender e fundamentar a importância sobre a temática de segurança do paciente, é necessário compreender alguns conceitos. A OMS definiu alguns conceitos-chave da Classificação Internacional de Segurança do Paciente, vide a tabela abaixo.

conceito-de-seguranca-paciente2.jpeg

Abordando o conceito de incidente, sabemos que se trata de um evento ou circunstância que resultou ou poderia ter resultado em um dano desnecessário ao paciente. A palavra “desnecessário” significa implicitamente que erros, transgressões, abuso de pacientes e atos deliberadamente perigosos podem ocorrer em cuidados de saúde.

Os incidentes classificam-se como: near miss (incidente que não atingiu o paciente), incidente sem danos (evento que atingiu o paciente, mas não causou danos discerníveis) e incidente com dano ou EA (incidente que resulta em dano ao paciente).

 

Para continuar lendo o material completo, faça o download gratuito do arquivo.