Material Educativo

[Artigo] Como avaliar o desempenho da minha UTI

desempenho-da-uti.jpg

Por que devo avaliar o desempenho da UTI?

Uma definição útil e comumente utilizada de qualidade é frequentemente baseada na estrutura conceitual de Donabedian, na qual a medição da qualidade da saúde está relacionada à estrutura, processo e resultados. Assim, medir o tempo de internação e a mortalidade é parte fundamental da avaliação da qualidade e do desempenho geral da UTI, pois reflete em resultados relevantes.

Em um mesmo hospital, podem ser feitas comparações de atendimento entre diferentes UTIs e o desempenho de uma única UTI pode ser avaliado sequencialmente para destacar o progresso na qualidade do atendimento.

Fazendo um diagnóstico da minha UTI: como medir o desempenho?

As taxas de mortalidade, ajustadas com base nas previsões de mortalidade fornecidas pelos sistemas de pontuação prognóstica, são usadas para medir e comparar o desempenho das UTIs.

Apesar de algumas limitações, sistemas de pontuação como o escore SAPS3 são amplamente validados e apresentam calibração robusta, permitindo a mensuração adequada da mortalidade ajustada pelo risco de morte e garantindo comparações justas de mortalidade.

Isso pode ser feito como uma análise ao longo do tempo em uma única UTI ou em comparação com outras UTIs. Sendo ajustado pelo risco, significa que pode estar menos sujeito ao impacto das variações do case-mix de pacientes.

A avaliação das “taxas de mortalidade ajustadas pela gravidade” ou taxa de mortalidade padronizada (TMP) pode permitir reconhecer mudanças no desempenho individual de uma UTI ao longo do tempo, mas também identificar deficiências institucionais no resultado clínico e destacar áreas-alvo para melhoria. As TMPs, se acompanhadas evolutivamente, podem ainda avaliar o impacto de novos protocolos, mudanças nos padrões de staff ou mudanças organizacionais como parte de iniciativas de melhoria da qualidade.

Pontuações do SAPS3 podem servir como ferramentas para avaliação de gravidade e de medida de complexidade de cuidados dos pacientes na UTI.

Para ler o artigo “Como avaliar o desempenho da minha UTI” na íntegra, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.

BAIXE O MATERIAL

Para conferir outros materiais educativos, clique aqui.