Material Educativo

[Artigo] Disclosure: qual é o papel da liderança na comunicação de eventos adversos?

disclosure.jpg

Ao desenvolver e implementar uma política ou processo de disclosure, deve-se entender que cada paciente e cada incidente de segurança do paciente são únicos. Por isso, o processo de disclosure requer flexibilidade para garantir que seja eficaz e atenda às necessidades de informação de cada paciente.

Após um incidente que tenha gerado dano ao paciente, a prioridade deve ser prestar atendimento e lidar com quaisquer emergências e preocupações imediatas para prevenir ou mitigar os danos. Dependendo da natureza do evento, um risco de segurança imediato também pode existir para outros pacientes e, às vezes, até para a equipe. Nesse caso, se possível, o risco de segurança deve ser abordado e reduzido o quanto antes.

Sempre que um paciente sofre um dano, seja qual for o motivo, o prestador ou organização de saúde tem a obrigação de comunicar ao paciente sobre esse dano e, se for o caso, também o evento que o ocasionou.

A participação da liderança em reuniões de disclosure pode ser apropriada e, por vezes , necessária. Quanto mais grave e complexo o dano, maior a probabilidade do paciente esperar que a liderança e os representantes administrativos participem da discussão no momento apropriado.

Durante reuniões posteriores e, particularmente, no disclosure pós-análise, representantes da liderança e da gerência tendem a assumir papéis de protagonismo com a alta liderança, conforme oportunidades e capacidades pessoais.
O apoio da organização no disclosure inicial pode incluir o fornecimento de aconselhamento à liderança sobre a melhor forma de comunicação, visando a melhoria no atendimento prestado, bem como na compreensão do que aconteceu no incidente de segurança do paciente. Tal suporte variará dependendo do evento, das habilidades de comunicação e do nível de conforto e estresse emocional dos profissionais de saúde envolvidos.

Para continuar lendo o artigo “Disclosure: qual é o papel da liderança na comunicação de eventos adversos?”, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.

BAIXE O MATERIAL