Material Educativo

[Artigo] Você tem 3 minutos no seu dia para ajudar a reduzir o risco de infecções e complicações adquiridas na UTI?

infeccoes-e-complicacoes-na-UTI.jpg

Infecções e complicações na UTI: veja como reduzir os riscos

Você deve estar se perguntando: como fazer isso de maneira efetiva e baseada em evidência?

Diversos estudos demonstram que a utilização de checklists à beira do leito pode aumentar a aderência às medidas de prevenção de eventos graves (tais como PAV, ICS e TVP) e reduzir a duração do uso de cateteres e de ventilação mecânica, bem como o tempo de internação na UTI.

Embora haja controvérsia sobre o impacto na redução de mortalidade, estudos em geral apontam para benefícios do checklist que são custo-efetivos e centrados no paciente. Monitorar dor, sedação adequada, delirium, prevenção de eventos infecciosos, entre outras condutas, gera conhecimento que servirá para a orientação na tomada de decisão.

Mas por que um checklist? No ambiente de UTI, tomamos centenas de decisões diárias, sendo frequentemente interrompidos no meio do processo de execução de algumas tarefas. Sendo assim, ferramentas que sistematizam determinados processos garantem que eles sejam realizados de forma adequada. Medir com analytics as tarefas que precisam e as que de fato são realizadas pode evidenciar a diferença entre o que realmente fazemos e o que pensamos que fazemos.

Para continuar lendo o artigo “Você tem 3 minutos no seu dia para ajudar a reduzir o risco de infecções e complicações adquiridas na UTI?”, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.

BAIXE O MATERIAL