Material Educativo

[Artigo] Qual é o papel do enfermeiro na prevenção e no controle de infecção?

destaque-enfermeiro-controle-infeccoes.jpg

Qual é o papel do enfermeiro na prevenção e no controle de infecção?

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) podem ocasionar impactos na mortalidade hospitalar, na duração e nos custos da internação. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o “impacto das IRAS e da resistência antimicrobiana na vida das pessoas é incalculável”.

Mais de 24% dos pacientes são afetados por essas infecções e 52,3% dos pacientes tratados em unidades de terapia intensiva morrem a cada ano. Além disso, as mortes podem aumentar de duas a três vezes quando as infecções são por patógenos multirresistentes.

Há um consenso entre os especialistas da área sobre a necessidade de ações estratégicas para reduzir as IRAS, como promover a higienização das mãos, elaborar e aplicar protocolos de prevenção, estabelecer medidas de precaução e isolamento, promover gerenciamento do uso de antimicrobianos e instituir protocolos de limpeza e desinfecção de superfícies.

Essas ações devem ser organizadas nos serviços de saúde, no Programa de Controle de Infecção. Para isso é essencial um engajamento entre as agências de saúde pública, as CCIHs (Comissões de Controle de Infecção Hospitalar) e os profissionais de saúde das instituições.

Nesse sentido, qual é o papel do enfermeiro frente a esses desafios?

A portaria n.º 2616, de 12 de maio de 1998, estabelece o Programa de Controle de Infecção no Brasil e regulamenta a CCIH/SCIH nas instituições de saúde. Ela também determina que esses serviços devem ser compostos por, no mínimo, dois técnicos de nível superior da área de saúde para cada 200 leitos ou fração desse número, com carga horária diária mínima de seis horas para enfermeiros e de quatro horas para demais profissionais.

Para ler o artigo “Qual é o papel do enfermeiro na prevenção e no controle de infecção?” na íntegra, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.

BAIXE O MATERIAL

Para conferir outros materiais educativos, clique aqui.