Material Educativo

[Artigo] Conheça o plano de ação global da OMS para a segurança do paciente de 2021 a 2030

plano-de-acao-global.jpg

1. Histórico sobre a abordagem do tema “segurança do paciente” pela OMS
Em maio de 2002, a 55ª Assembleia Mundial da Saúde incentivou os estados-membros a se atentarem ao problema da segurança do paciente, estabelecendo e fortalecendo os sistemas com base nas evidências necessárias para melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados de saúde.

Dois anos depois, a 57ª edição da assembleia apoiou a criação de uma aliança internacional para facilitar o desenvolvimento de políticas e práticas de segurança do paciente mundialmente, além de atuar como uma força importante para a melhoria global. Assim, em outubro de 2004, a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente foi lançada como uma parceria entre a OMS e especialistas externos, líderes de saúde e órgãos profissionais.

A criação da Aliança Mundial foi um passo extremamente importante e significativo na luta para melhorar a segurança dos cuidados de saúde. É importante destacar que ela criou um ambiente unificado, no qual surgiram grandes iniciativas que instituições individuais não eram capazes ou dispostas a realizar individualmente, tornando-se um veículo de compartilhamento de conhecimento e recursos, visando melhorar a segurança da assistência à saúde.

Previa-se que as soluções de segurança do paciente, identificadas e avaliadas por um ou dois sistemas de saúde ou grandes grupos hospitalares, fossem adaptadas para implementação global ou multinacional. Também, que a coordenação e facilitação adicionais de conhecimentos e aprendizagem internacionais reduzissem a duplicação de esforços e minimizassem o desperdício de recursos valiosos.

Nesse contexto, novos desafios foram criados e cada um se concentrava em um tópico que representava um risco importante e significativo para a saúde e para a segurança do paciente. O primeiro deles produzido pela Aliança e introduziu o conceito do Global Patient Safety Challenge. Tratava-se de uma iniciativa que identificava uma série de riscos e eventos adversos para a saúde, desenvolvendo intervenções de linha de frente e, em seguida, parcerias com países para divulgá-las e implementá-las.

Para continuar lendo o artigo “Conheça o plano de ação global da OMS para a segurança do paciente de 2021 a 2030”, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.

BAIXE O MATERIAL