Material Educativo

[Artigo] Quais as principais recomendações para um Programa de Gestão de Antimicrobianos, segundo IDSA, SHEA e CDC?

 

principais-recomendacoes-gestao-antimicrobianos

 

Um Programa de Gestão de Antimicrobianos bem estabelecido em uma unidade de saúde pode ser a principal ferramenta para combater um dos principais problemas na área da saúde atualmente: a multirresistência.  A resistência aos antimicrobianos representa uma ameaça crescente à saúde pública mundial. Essa resistência pode ocorrer quando os medicamentos que combatem microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas perdem sua potência e se tornam ineficazes. Ela pode estar associada, também, a um processo natural ao longo do tempo e a alterações genéticas, mas o uso indevido e excessivo de antimicrobianos está acelerando esse processo.

A ineficácia da atuação dos antimicrobianos resulta em aumento da morbidade, mortalidade e custos de saúde. A prevenção do surgimento de resistência e a disseminação de microrganismos resistentes podem reduzir esses efeitos adversos e as despesas decorrentes. Para isso, o manejo antimicrobiano adequado, que inclui seleção, dose e duração ideais do tratamento, bem como o controle do uso, prevenirá ou postergará o surgimento de resistência entre os microrganismos. Um programa de controle de infecção aplicado abrangentemente também minimizará, ou ainda impedirá, a disseminação de microrganismos resistentes.

Os programas de gestão de antimicrobianos, conhecidos também como Antimicrobial Stewardship Program, têm exatamente o objetivo de promover o uso responsável dessa substância, a fim de inibir o aumento da resistência em microorganismos.

Para guiar os programas de Serviços de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH/CCIH), instituições como IDSA — Infectious Diseases Society of America, SHEA — Society for Healthcare Epidemiology of America e CDC — Centers for Disease Control e and Prevention listaram algumas recomendações e métricas de acompanhamento para ajudar na gestão de antimicrobianos e com potencial de utilização na avaliação do programa.

Confira abaixo um resumo sobre as principais recomendações e algumas métricas para um Programa de Gestão de Antimicrobianos:

metricas-gestao-de-antimicrobianos

 

Para continuar lendo, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.