Material Educativo

[Artigo] As recomendações de Causa Raiz são efetivas e sustentáveis? Um estudo observacional

causa-raiz.jpeg

Objetivo do estudo de Causa Raiz

Analisar a proporção da sustentabilidade das recomendações de Análises de Causa Raiz (ACR) originados a partir dos eventos sentinelas notificados no sistema de saúde na Austrália.

Resultados e Discussão

A pesquisa coletou dados de cinco anos, com o cenário de 36 hospitais. As especialidades mais envolvidas foram: emergência, psiquiatria, cirurgia médica e obstetrícia. As recomendações foram divididas em três tipos de avaliação: forte, média e fraca.

Segundo o estudo, as recomendações fortes, quando implementadas, exigem menos ações humanas. Enquanto as ações fracas, como alteração nas políticas de trabalho e treinamentos, são medidas consideradas menos efetivas e sustentáveis.

Nos resultados, o autor aponta que 57% dos eventos sentinelas denominados catastróficos foram problemas relacionados a diagnóstico e procedimento de intervenção. O principal cenário que se destaca é a emergência.

O estudo demonstra que o fator humano e as ferramentas de investigação influenciavam diretamente as análises de ACR. Por isso, emerge a necessidade de capacitação do processo de investigação e a padronização na utilização do método de análise de causa raiz.

É importante destacar, de acordo com o estudo, que o uso de entrevistas é um método limitado, mas, ainda assim, é a ferramenta mais utilizada que as técnicas de observação ou “tracer”.

Contudo, essa prática não deve ser a única empregada, uma vez que enfraquece a força da ACR, pois os funcionários podem apresentar discursos com viés e relatar o que “deveria ter acontecido” e não o que de fato ocorreu.

Portanto, as técnicas de observação e auditoria do itinerário terapêutico “in loco” colaboram com a etapa de investigação e a exclusão de atitudes individuais dos profissionais.

Outro ponto fortemente recomendável é o uso da matriz de risco. Porém, o estudo chama a atenção para o desperdício de tempo no processo de investigação. Uma estratégia plausível é utilizar um…

Para continuar lendo o material completo, faça o download do arquivo.