Material Educativo

[Artigo] Safety Huddle: Otimize o processo de gestão de riscos

huddle-hospital.jpeg

Neste artigo falaremos sobre como otimizar o processo de gestão de riscos através do Safety Huddle no hospital.

Sabemos que a Cultura de Segurança é um pilar importante no componente estrutural dos serviços, que favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição de incidentes e eventos adversos. O termo “cultura de segurança” foi utilizado inicialmente pela International Atomic Energy Agency (IAEA), quando publicou o Safety Culture: a Report by International Nuclear Safety Advisory Group.

No âmbito da saúde, a cultura do paciente foi definida pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) como o produto de valores, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento de grupos e de indivíduos.

Benefícios do Safety Huddle no hospital e clínicas

Segundo o Institute for Healthcare Improvement (IHI), as discussões sobre a segurança do paciente aumentam a compreensão e a conscientização sobre o tema. No entanto, essa discussão exige o envolvimento dos colaboradores da “linha de frente” e, com isso, ajudam a organização a desenvolver uma cultura de segurança.

Recentemente, foi publicado um estudo realizado no Hospital Providence Little Company of Mary Medical Center na Califórnia, cujo objetivo era se tornar uma instituição de alta confiabilidade, através do aprimoramento da comunicação entre os processos, e solucionar todos os problemas operacionais com impacto na qualidade e segurança do paciente.

As instituições de saúde têm buscado estratégias para implementação da cultura de segurança. As reuniões aumentam a eficiência, a qualidade do compartilhamento das informações e a definição de responsabilidades.
Uma das estratégias utilizadas é a implantação do Safety Huddle no hospital, que consiste em…

Para continuar lendo o material completo, faça o download gratuito do arquivo.