Material Educativo

Como as instituições de saúde podem driblar as subnotificações de incidentes e eventos adversos?

Post-Como-as-instituicoes-de-saude-podem-driblar.png

Ter uma gestão eficiente da segurança do paciente é imprescindível e inegociável nas organizações de saúde. Eventos adversos e incidentes, mesmo os que não causam danos significativos aos pacientes, desempenham um papel relevante no processo de melhoria contínua dos serviços de saúde. No entanto, a subnotificação desses incidentes continua a ser uma barreira significativa para a obtenção de dados precisos e, consequentemente, para aprimorar a segurança do paciente.

A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 36 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicada em 2013, estabeleceu diretrizes claras para a gestão da qualidade em serviços de saúde. Contudo, a subnotificação de incidentes persiste na maioria das instituições, devido aos receios relacionados à responsabilidade legal e ao medo de consequências negativas. Para superar esse desafio, as organizações devem adotar uma abordagem multidimensional.

Em primeiro lugar, as instituições de saúde devem criar um sistema de gestão da qualidade que inclui o estabelecimento de uma cultura de segurança organizacional, na qual todos os membros da equipe se comprometam em relatar incidentes, independentemente da gravidade ou da possível culpabilidade. As lideranças das organizações de saúde devem incentivar uma cultura em que relatar eventos seja visto como um ato de responsabilidade e não de culpa.

Em seguida, é necessário estabelecer um programa de treinamento e capacitação contínuos, a fim de assegurar que os colaboradores estejam cientes das políticas e procedimentos relacionados à notificação de incidentes. Este deve enfatizar a importância da notificação e destacar os benefícios para a segurança do paciente ao registrarem os incidentes na instituição.

Para conferir o artigo “Como as instituições de saúde podem driblar as subnotificações de incidentes e eventos adversos?”, clique abaixo e preencha o formulário.

BAIXE O MATERIAL

Para conferir outros materiais educativos, clique aqui.