Material Educativo

[Artigo] Como realizar a Vigilância Epidemiológica e a metodologia NNISS/NHSN no meu hospital?

Vigilância Epidemiológica
A Epidemiologia é uma ciência básica da saúde que surgiu há mais de 2.000 anos, a partir das observações de Hipócrates sobre a influência do meio ambiente na ocorrência de doenças, e alcançou grande utilização no século XIX, quando passou a adquirir reconhecimento a ponto de se tornar uma medida essencial para a compreensão da distribuição de eventos e fatores determinantes do processo de saúde-doença, oportunizando a proposição de ações planejadas para a prevenção e controle de doenças (Cassimiro Junior et al., 2016).

Primeiramente, é necessário entender que os sistemas de Vigilância Epidemiológica (VE) são mecanismos de apoio às decisões relacionadas ao controle e prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), devendo ser utilizados como ferramenta de assessoria ao processo de cuidar e suas interfaces, acompanhando tendências mundiais para formação de uma rede sistemática de informações alicerçadas em evidências científicas, que permitam a comparação dos dados ao longo do tempo e entre serviços de saúde. Uma das principais fundamentações utilizadas em todo o mundo é a norte-americana do National Healthcare Safety Network (NHSN) (Louis, 2012; Nogueira Jr et al., 2014).

Na década de 1980, surgiram nos Estados Unidos os primeiros sistemas governamentais de VE, através do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), adotando um modelo nacional de combate às IRAS, o National Nosocomial Infection Surveillance System (NNISS), que possibilitou a criação de uma rede de vigilância na atualidade, incorporada ao National Healthcare Safety Network (NHSN), principal referência para a replicação desse conceito. Este é caracterizado por três componentes: segurança do paciente, segurança dos profissionais de saúde e biovigilância (CDC, 2021; Nogueira Jr et al, 2014).

O NNISS orienta a forma de coletar os dados para que possamos obter as informações relacionadas aos denominadores utilizados nos indicadores da VE. Os métodos de contagem podem ser realizados de preferência diariamente ou também semanalmente, através de sistema eletrônico.

Para continuar lendo, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.